Moçambique quer alargar carteira de exportação de produtos nacionais
Moçambique quer alargar a sua carteira de exportação de produtos nacionais e garantir maior acesso do país nos mercados internacionais. Para o alcance deste objectivo o Ministério da Indústria e Comércio está a promover, em Maputo, um seminário de auscultação para elaborar uma estratégia nacional de exportação.
No encontro espera-se colher subsídios que permitam produzir um documento modelo que possa permitir o país identificar novos produtos para exportação.
Nos últimos dois anos, a carteira de exportação de produtos nacionais tem estado a subir, números indicam que em dois mil e quinze o país conseguiu três ponto dois mil milhões dólares.
No ano passado, Moçambique encachou três ponto quatro mil milhões de dólares na exportação de diversos produtos com destaque para o carvão, alumínio, amêndoa de caju, tabaco e energia.
O director Nacional do Comercio externo, Amílcar Arone disse que o documento que sair desta auscultação vai permitir Moçambique tirar melhor proveito do comércio externo.
Seminários idênticos já tiveram lugar em diferentes províncias do país. (RM)