Imprensa

Moçambique pretende tornar-se num produtor de energia de referência na África Austral

13/12/2017 09:46

O desafio foi expresso pelo Director Nacional de Energia, no Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Pascoal Bacela, durante um seminário sobre o projecto de interconexão eléctrica entre Moçambique e Malawi.

Pascoal Bacela disse que o projecto de electrificação está numa fase avançada, tendo sido concluído o estudo de viabilidade e, na reunião de Maputo poderá ser definido orçamento final do projecto.

Para Pascoal Bacela, ser produtor de referência significa ter capacidade não só de satisfação das necessidades internas, mas também fazer de energia um produto de exportação para os países da região.

Segundo o director nacional de energia, para isso é importante que haja a interligação, como o país tem com o Zimbabwe, África do Sul, Swazilândia e vai ter com o Malawi, como também projecta ter com a Zâmbia e, futuramente, com a Tanzania.

A fonte defende que a interligação eléctrica entre Moçambique e Malawi é fundamental para a melhoria da qualidade de energia na região.

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Electricidade de Moçambique, Mateus Magala, destacou que o seminário, de três dias, vai trazer subsídios para as fases subsequentes, que vão culminar com a construção da linha de energia.