Moçambique poderá não cumprir data para transição do digital para analógico
Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, 31 de Dezembro de 2016 é a data acordada entre os países da África Austral para a transição para o digital, mas o país não vai cumprir, apesar de algumas capitais provinciais terem já emissores instalados.
O processo vai decorrer durante seis a sete meses, estamos praticamente a terminar os dois últimos emissores nas zonas fronteiriças para evitar que haja interferência de sinais das televisões dos países vizinhos, disse Mesquita, citado hoje pela Rádio Moçambique, emissora pública do país.
Revelou que a nível de algumas capitais provinciais também já foram instalados os emissores. Portanto, vamos ter cerca de 18 emissores a funcionar partir de 1 de Janeiro e depois vamos dar seguimento ao processo de montagem dos outros 55 a 60 emissores que vão cobrir o país, acrescentou Mesquita.
Segundo o Ministro, o valor global para esta operação está orçada em cento e 56 milhões de dólares norte-americanos a serem financiados pela China.
(AIM)