Imprensa

Moçambique participa na reunião de avaliação da aliança global em Abu Dhabi

10/12/2018 12:17
Moçambique participa na reunião de avaliação da aliança global em Abu Dhabi

O Primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, está em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde participa esta segunda e terça-feira, na reunião de avaliação da aliança global para vacinas e imunização. 

O evento de dois dias visa fazer a apreciação daquilo que são os progressos de apoio desta organização aos países em desenvolvimento , incluindo Moçambique.

A  directora do Programa  de Vacinação no Ministério da Saúde, Graça Matsinhe, disse que  Moçambique vai apresentar neste encontro, os resultados da implantação do programa alargado de vacinação, que se circunscrevem na proteção  de cada vez mais crianças contra varias doenças, com destaque para  a tuberculose, poliomielite, meningite e sarampo.

Segundo Graça Matsinhe, Moçambique conta com o financiamento da GAVI, desde 2001, e que de lá a esta parte,  a organização já  desembolsou  cerca de duzentos  e oito milhões de dólares  para apoiar o sector de saúde  a fazer as suas intervenções.

Referiu que neste momento, cerca de 90% de crianças são  completamente  vacinadas, isto é, menores que concluem a  vacinação antes do primeiro ano de vida.

A  diretora do Programa  de Vacinação no Ministério da Saúde, disse que para a implementação do programa, a  GAVI oferece ao pais e não só, uma variedade de vacinas, dai que, nesta reunião vai procurar defender a necessidade de mais investimentos  para que as vacinas continuem a salvar vidas.

Na terça-feira, último dia do evento, o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, vai participar numa mesa redonda subordinada ao tema:  “Capacitar a próxima geração,  libertando o potencial das nossas crianças”.  

Além de especialistas de vários países e organizações não-governamentais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Médicos Sem Fronteiras, participam no evento 150 representantes de alto nível dos governos e  doadores. (RM)