Moçambique estuda Seguro Social de Saúde e prevê regulamentar taxas
O Governo de Moçambique está a estudar a introdução de um Seguro Social de Saúde e a regulamentação de taxas cobradas nas unidades hospitalares, no âmbito da estratégia de financiamento do sector, anunciou fonte governamental.
As ideias foram apresentadas na quarta-feira por Daniel Simone Nhachengo, chefe do departamento de Planificação do Ministério da Saúde, numa conferência sobre o sector, em Maputo, citado hoje pelo jornal Notícias.
A estratégia tem como objectivo melhorar a gestão dos recursos e a qualidade do serviço público, referiu.
Ao abordar os tópicos durante uma apresentação no evento, apontou também como prioridade garantir que o sector de saúde tenha maior sustentabilidade financeira.
A proposta de Orçamento de Estado deste ano previa que o governo financie 86% das despesas com o sector saúde, sendo que algumas ficaram fora do documento, e que os doadores contribuíam com 66% dos recursos de investimento, segundo uma análise do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) do final de 2017.
"Em 2016, os doadores foram responsáveis por 84% das despesas de investimento, mas há uma década desembolsaram 93%", acrescenta.
Fonte: AIM