Imprensa

Moçambique e Zâmbia acordam termos de referência

23/03/2016 08:45
Moçambique e Zâmbia acordam termos de referência

Os parlamentos de Moçambique e da Zâmbia acordaram os termos de referência para a  assinatura de um protocolo de cooperação dentro dos próximos dias em Maputo ou Lusaka.

O facto foi revelado pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, no final do encontro de cortesia que manteve domingo último com o seu homólogo da Zâmbia, Patrick Matibine, à margem da 134.ª Assembleia-Geral da União Inter-Parlamentar (UIP), que decorreu em Lusaka.

A Presidente do Parlamento explicou que o referido protocolo visa a troca de experiências e de boas práticas entre os dois países, como forma de aproximar cada vez mais os interesses mútuos e permitir a partilha de conhecimento entre as duas instituições sobre diversas matérias de alçada parlamentar em prol dos dois povos e Estados.

“Acordámos neste encontro os termos de referência para assinarmos o acordo dentro dos próximos dias, quando nos encontrarmos tanto em Lusaka assim como em Maputo”, frisou Macamo.

Ainda no domingo a Presidente da Assembleia da República manteve um encontro de cortesia com o seu homólogo da República Popular da China, Zhang Dejiang, no qual enalteceu o apoio que aquele país asiático tem prestado a Moçambique em diversas áreas, como economia, saúde, infra-estruturas, defesa, ciência e tecnologia.

No âmbito da cooperação parlamentar entre os dois países, Moçambique pretende intensificar a troca de experiências através de intercâmbio de delegações, visitas de estudo e estabelecimento de mecanismos formais desse relacionamento.

Ainda no domínio de fortalecimento institucional, pretende-se continuar com as acções de formação de funcionários parlamentares na República Popular da China.

Fonte: Jornal Notícias