Imprensa

Moçambique e Suécia poderão cooperar na protecção à criança

25/02/2020 07:30
Moçambique e Suécia poderão cooperar na protecção à criança

Moçambique e a Suécia querem aprimorar os mecanismos de prevenção contra a violação dos direitos da criança, por via da cooperação bilateral.

Para o efeito, encontra-se de visita a Moçambique a Provedora de Justiça da Criança da Suécia, Elisabeth Dahlin.

Elisabeth Dahlin referiu, esta segunda-feira Maputo, que os países, que ratificaram a convenção sobre os direitos da criança, devem encontrar soluções em conjunto para tornar a protecção mais efectiva.

A Provedora de Justiça da Criança da Suécia, Elisabeth Dahlin, falava após o encontro mantido com o provedor de justiça de Moçambique.

Na ocasião, Isac Chande disse que Moçambique tem muito a aprender da Suécia, que está de tal maneira estruturada, que desde 1993 introduziu a figura de Provedor de Justiça para Criança.

"Esta visita da Provedora Elisabeth Dahlin vai permitir-nos também começarmos a pensar, internamente, de que maneira podemos trazer, para dentro do gabinete do Provedor de justiça, a agenda da promoção e protecção dos direitos da criança" – disse Chande.

Ainda esta segunda-feira, a Provedora de Justiça da Criança da Suécia, Elisabeth Dahlin, disse que "este ano nós celebramos mais de trinta anos da convenção sobre os direitos da criança. A violência contra criança foi, pela primeira vez, colocada na agenda global. E acho que ainda se pode fazer mais pela protecção das crianças. É necessário promover mais diálogos com vista a encontrar soluções em conjunto para resolver este assunto, que julgo ser de extrema importância". (RM)