Moçambique e Malawi assinam acordo de interligação de energia eléctrica
Moçambique e o Malawi assinam, na primeira quinzena do próximo mês, os acordos de comerciais para a viabilidade do projecto de interligação de energia eléctrica.
Trata-se de um projecto avaliado em cerca de cento e vinte e sete milhões de dólares, o equivalente a mais de sete biliões e seiscentos milhões de meticais.
O montante será disponibilizado pelo Banco Mundial, KFW da Alemanha e a Noruega, sendo noventa e dois milhões de dólares para Moçambique e trinta e cinco para o Malawi.
João Cativo, da empresa Electricidade de Moçambique, disse que o projecto será ligado através da subestação de matambo, na província de Tete, com uma capacidade 400 Kvoltes.
Segundo João Cativo, até Julho do presente ano, estará consluido o plano de reassentamento das famílias e infra-estruturas localizadas ao longo da linha d eatla-tensão.
O quadro sénior da EDM explicou que a partir de Maio deste ano, inicia o processo de reassentamento das famílias e infra-estruturas, por forma que até Janeiro de 2020 o processo esteja terminado, para em Março desse ano iniciar a construção da linha, cujas obras serão concluidas em 2023. (RM)