Imprensa

Moçambique e Japão estreitam relações de amizade e de cooperação

13/12/2019 07:30
Moçambique e Japão estreitam relações de amizade e de cooperação

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que a cooperação com o Japão vai permitir a implementação dos projectos de desenvolvimento de Moçambique.

José Pacheco falava esta quinta-feira, em Maputo, após a troca de Notas e assinatura dos acordos de donativos entre o governo moçambicano e japonês.

Segundo Pacheco, os instrumentos ora assinados constituem a base legal e política para a materialização da assistência financeira japonesa que visa permitir a implementação de cinco projectos no valor de 59.014.000 dólares que consistem no seguinte:

Troca de Notas e Assinatura dos Acordos de Donativos do Projecto de Emergência para a Construção de Central Eléctrica de Nacala; Troca de Notas e Assinatura dos Acordos de Donativos do Projecto de Construção de 4 Escolas Secundárias na Província da Zambézia (Nicoadala, Lugela, Mocuba, e Namacurra).

"Por esta ocasião apraz-me, transmitir os nossos sinceros agradecimentos ao Governo e ao povo do Japão pela contínua parceria com o nosso País, particularmente, na edificação de infra-estruturas económicas e sociais, contribuindo assim para o melhoramento das condições de vida do nosso povo"- disse José Pacheco.

O Japão tem sido um parceiro determinante no apoio aos esforços do Governo moçambicano na prossecução dos objectivos de desenvolvimento económico e social sustentável e a assinatura dos instrumentos jurídicos, reflecte as boas relações de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre Moçambique e o Japão.

No âmbito do TICAD, o Japão tem financiado, em Moçambique, além do projecto de construção de infra-estruturas sociais, outros projectos economicamente viáveis, por exemplo, o Corredor de Nacala, bolsas de estudos para níveis de mestrado e doutoramento, no âmbito do programa da Iniciativa Abe e capacitação de curta duração para quadros em diferentes especialidades.

No sector da energia, considerado vital e um dos pilares do Programa Quinquenal do Governo destacam-se os financiamentos aos projectos da Central Térmica de Ciclo Combinado de 110 MW em Temane, Central Termoeléctrica a Gás Natural de Ciclo Combinado da Cidade de Maputo, Reforço da Rede Eléctrica do Corredor de Nacala, Central Termoeléctrica a Carvão de 1200MW em Tete e a Assistência Técnica ao Plano Director da Electricidade de Moçambique. (RM)