Imprensa

Moçambique e Japão avaliam estágio da cooperação bilateral

30/06/2017 07:47
Moçambique e Japão avaliam estágio da cooperação bilateral

O Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, recebeu hoje, em audiência, em Maputo, o ministro japonês dos negócios estrangeiros, Kentaro Sonoura, um encontro que serviu para avaliar o estágio da cooperação entre ambos os países.

Falando para a imprensa minutos após o término do encontro, Sonoura afirmou que foi uma oportunidade para também passar em revista os compromissos assumidos durante a visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, que teve lugar em Março do corrente ano.
“Moçambique é uma base principal e importante para a nossa estratégia, para fortalecermos os laços entre Ásia e África”, disse Sonoura. 
Ainda na tarde de hoje, o ministro japonês foi recebido pelo seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi.
No término do encontro, o director das regiões do Pacífico e Oceânia, Belmiro Malate, disse que durante o encontro, ambos diplomatas discutiram a formas para imprimir uma maior celeridade para a implementação dos projectos de gás natural da Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado e para a extracção de carvão mineral na província central de Tete.
“Não foi abordado como um assunto específico (gás da Bacia do Rovuma). Foi tratado no contexto da importância de continuar a trabalhar com o Japão, e neste caso concreto tocou-se na importância de se avançar o mais rapidamente possível no projecto de gás, mas também falou-se sobre a importância de desenvolvimento do projecto do carvão mineral”, disse.
Japão coopera com Moçambique em várias áreas de actividade, particularmente agricultura, educação, transportes e infra-estruturas.
(AIM)