Moçambique desenvolve sistema de monitoria florestal
Moçambique está a desenvolver um sistema nacional de monitoria florestal e procedimentos de medição, relatos e verificação, para mitigar os efeitos extremos de gases do efeito estufa, provocados pelo homem.
A informação foi avançada esta quarta-feira, pela Secretária Permanente do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Sheila Santana, na abertura da Conferência Internacional sobre a Monitoria do Desmatamento e Gestão Florestal.
Sheila Santana disse que o sistema vai permitir a monitoria e a produção de relatórios fidedignos para o progresso do compromisso na redução de gases do efeito estufa de forma transpaarente.
A fonte referiu que o governo está a trabalhar no apuramento dos danos causados pelo ciclone IDAI, nas reservas da região centro do país, principalmente na Reserva de Gorongosa, em Sofala.
Jan Walot, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura- FAO, em Moçambique, disse esperar que o sistema em criação seja útil na implementação global de reflorestamento e expansão de plantios florestais.
Estima-se que perto de cento e trinta milhões de hectares de floresta, o equivalente a um ponto três milhões de quilómetros quadrados, perderam-se, nos últimos 24 anos, no mundo, devido a acção humana.(RM)