Moçambique convida investidores chineses para o ramo de energa eléctrica
Moçambique convida investidores chineses para suprirem o defice de finacimento para o plano director de energia eléctrica para os próximos vinte anos.
O Vice–Ministro dos recursos minerais e energia, Augusto Fernando disse à impremsa moçambicana que acompoanha o Presidente da Republica, Filipe Nyusi a China, que o sector de energia, tem um defice estimado em 65 por cento do orçamento de trinta e quatro mil milhoes de dolares, previsto para implementaçao do plano director de infra - estruturas.
Augusto Fernando admitiu que o sector tem grandes desafios pela frente tendo em conta o projecto energia electrica para todos, lançado recentemente. Por isso, a China, com o seu capital pode fazer a diferença:
Para já há algum interesse das empresas chinesas participarem na implementaçao do projecto de construçao da barragem Mpanda Incua,
Em relaçao a central electrica à carvão em perspectiva na provincia de Tete, Augusto Fernandes acresecentou que o dinheiro para a construçao da infra - estrutura está assegurado faltando cerca de dois mil milhoes de dolares, para a rede de transporte da energia. (RM-China)