Imprensa

Moçambique contrata empresa francesa para recolher dados sísmicos

19/10/2016 12:56
Moçambique contrata empresa francesa para recolher dados sísmicos

O contrato inclui a obtenção de dados sísmicos em duas dimensões na zona do Rovuma, em três dimensões na zona do Zambeze e de gravitacionais e magnéticos na zona terrestre no sul do país.

A primeira zona abrange uma área de 6550 quilómetros quadrados e a segunda 40 mil quilómetros quadrados, não tendo a empresa disponibilizado informação relativamente à área da terceira zona.
Segundo o comunicado, citado hoje pela Rádio Moçambique, este programa de obtenção de dados visa recolher informação geológica daqueles três regiões a fim de fornecer às empresas petrolíferas um conhecimento aprofundado sobre o potencial existente em Moçambique.
Entretanto, o grupo sul-africano Sasol anunciou ter concluído o primeiro programa de recolha de dados sísmicos em três dimensões em terra, que abrangeu uma área de 115 quilómetros quadrados no campo de Inhassoro, na província merdional moçambicana de Inhambane, ao abrigo do contracto que assinou com o governo de Moçambique.
O vice-presidente da Sasol E&P International, John Sichinga, disse que a obtenção dos dados sísmicos vai permitir à empresa perceber melhor a estrutura dos depósitos de petróleo existentes na região e acrescentou que embora os resultados pareçam promissores “é ainda muito cedo para entrar em grandes pormenores.”