Imprensa

Moçambique busca experiências da Rússia em matéria de exploração de diamantes

24/10/2019 08:11
Moçambique busca experiências da Rússia em matéria de exploração de diamantes

Com efeito, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se, ao princípio da noite desta quarta-feira, com o Presidente do Conselho de Administração da ALROSA, companhia russa líder mundial na exploração daquele recurso, Sergey Ivanov.

É um encontro realizado, em Sochi, à margem da Cimeira Rússia-África que decorre sob o lema:

Sergey Ivanov disse, à imprensa moçambicana, no final do encontro, que foi discutida uma possibilidade de cooperação entre a ALROSA.

O PCA da ALROSA disse possível encontrar diamantes na zona fronteiriça com o Zimbábwe, pelo que até Novembro próximo, alguns técnicos da empresa vão se deslocar a Moçambique para iniciar conversações técnicas para eventuais trabalhos de prospecção da real quantidade do produto.

Em Moçambique, refira-se, já foi confirmada a ocorrência de diamantes, no distrito de Massangena, província de Gaza, e, neste momento, o governo trabalha para formalizar a adesão ao processo de Kimberley que permite a exportação formal do recurso.

A propósito, Sergey Ivanov disse que a Rússia e a sua companhia, em particular, podem ser úteis para Moçambique, neste processo, e não só.

Ivanov referiu, entretanto, que este é um assunto separado e acrescentou que acredita que o país poderá conseguir o certifica, com a Rússia a jogar um papel importante para o efeito.

Ainda, esta quarta-feira, o Chefe do Estado moçambicano, visitou algumas exposições patentes no Sochi Olympic Park, onde decorre o evento, com destaque para o stand da companhia russa, KAMAZ, especializada no fabrico de veículos pesados e de equipamento militar.

Filipe Nyusi tomou parte num jantar oferecido pelo Governo russo no âmbito da Cimeira na qual todos os países africanos estão representados, com destaque para mais de 30 Chefes de Estado e de Governo.

O primeiro dia do evento foi marcado pela sessão plenária de abertura e ainda por sessões temáticas que reuniram governantes, académicos e representantes de blocos regionais e de organizações económicas. (RM-Rússia)