Moçambique / SERNIC preocupado com tráfico de drogas
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) manifestou hoje a sua preocupação com o crescimento do número de casos de tráfico de drogas em Moçambique.
No decurso das investigações recentes as autoridades moçambicanas detiveram quatro cidadãos estrangeiros, incluindo dois tanzanianos, um queniano e outro paquistanês na posse de 34 quilos de cocaína e cerca de dois de quilos de haxixe.
“O SERNIC, em colaboração com outras Forças de Defesa e Segurança, já vinha monitorando a actuação deste grupo que culminou com a detenção, em flagrante delito, em Cabo Delgado” anunciou o chefe do Departamento das Relações Públicas do SERNIC, Leonardo Simbine, em conferência de imprensa, havida hoje, em Maputo.
Afirmou que as investigações em curso indicam que o cidadão paquistanês, identificado pelo nome Tanveer Ahmed Allah, mais conhecido por Galby nos meandros do crime, é o mandante e barão da droga que actua em toda a região da Austral de África.
Entretanto, já foi instaurado um processo, actualmente crime em curso na Procuradoria Provincial em Cabo Delgado, aguardando apenas pelo seu julgamento.
O SERNIC também anunciou que foi desmantelada outra quadrilha que se dedicava a prática de crimes cibernéticos, na cidade de Maputo, composta por quatro elementos, sendo três moçambicanos e um mauritano, líder da quadrilha.
Durante o evento, o SERNIC apresentou ainda 15 indivíduos, membros de três quadrilhas, indiciados pelo crime de roubo de viaturas, que foram detidos no âmbito da operação “DUBAS I”.
A operação visa de desmantelar as redes envolvidas no roubo e trafico de viaturas na cidade e província de Maputo.
Com o desmantelamento destas quadrilhas foram recuperadas 24 viaturas que haviam sido roubadas e outras usadas como instrumento de crime.
(AIM)