Moçambique: Restaurada transitabilidade entre Nampula e Angoche
A Administração Nacional de Estradas (ANE) já conseguiu restaurar a ligação entre o distrito de Angoche e outros cinco do litoral sul desta província do norte de Moçambique.
A transitabilidade ficara comprometida entre Angoche, Liúpo, Mogincual, Monapo, Ilha de Moçambique e Nacala Porto e Nacala-a-Velha após o desabamento do encosto sul da ponte metálica de 70 metros sobre o rio Mutomote, provocado por um camião madeireiro.
A rota permite uma ligação mais eficaz entre estes distritos, usada principalmente por comerciantes que demandam os portos de Nacala e da Ilha de Moçambique, para o escoamento da produção agrícola e pescado.
O delegado da ANE em Nampula, Agostinho Notece, disse nesta quinta-feira à AIM que decorrem trabalhos para a reposição do encosto sul.
'Fizemos um desvio pelo leito seco do rio Mutomote que faz fronteira entre os distritos de Angoche e Liúpo, e já estamos a trabalhar na ponte, pelo que dentro de aproximadamente quatro semanas teremos tudo no lugar. A ponte está sinalizada e tem capacidade para 24 toneladas. Tudo indica que o camião que danificou a ponte transportava quase 90 toros, perto de 35 toneladas', explicou o responsável.
A fonte disse que outros aspectos ligados a esta transgressão, que acabaram por fazer desabar a ponte, estão a ser tratados pela Polícia e serviços judiciais.
A informação foi corroborada por Luís Sande chefe dos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia de Nampula.
'O que apurámos foi que o transporte da madeira, proveniente da Zambézia era legal. A situação provocada está a ser tratada a nível da Polícia e Procuradoria distrital de Angoche, território onde ocorreram os factos'.
(AIM)