Moçambique: Pobreza afecta pouco mais de metade da população
Em Moçambique, estima-se que pouco mais da metade dos perto de vinte e oito milhões de habitantes, vivem em situação de pobreza extrema.
A informação foi avançada, esta terça-feira, em Maputo, pelo pesquisador Sam Jones, da Universidade das Nações Unidas, durante a conferência anual sobre o crescimento inclusivo em Moçambique.
Sam Jones disse haver necessidade de o governo encontrar estratégias eficientes para gerir as receitas provenientes do gás e de outros recursos naturais, para garantir o desenvolvimento do país.
O Director Nacional do Departamento de Estudos de Economia e Finanças, no Ministério da Economia e Finanças, Vasco Nhabinde, disse que, na avaliação da pobreza no país, constatou-se que os índices tendem a reduzir nos últimos dez anos.
O evento, de dois dias, vai abordar temas como análise da eficiência da política monetária; determinantes macroeconómicos do mecanismo de transmissão da taxa de juro do mercado para taxa de juro de empréstimos bancários, entre outros assuntos. (RM)