Imprensa

Moçambique: Pedido de passaporte passa a ser presencial

02/05/2019 12:57
Moçambique: Pedido de passaporte passa a ser presencial

Os pedidos de emissão de passaporte em Moçambique deverão passar a ser feitos presencialmente pelos requerentes, no quadro das medidas adoptadas pelo Serviço Nacional de Migração (SENAMI), com vista a pôr cobro à falsificação deste documento.

Ainda não há datas para a entrada em vigor da medida, mas uma fonte autorizada do Ministério do Interior (MINT) explicou ao “Notícias” que já decorre a fase experimental de operação da empresa alemã Muhlbauer Mozambique, Lda., recentemente contratada para assegurar a produção de passaportes e outros documentos de viagem.
Finda a fase experimental, todos os candidatos à obtenção de documentos em referência deverão submeter os seus pedidos presencialmente, tanto na sede como nas delegações provinciais do SENAMI, permitindo que seja feita a captação de dados necessários para a emissão do passaporte, disse.
Com a nova modalidade em implementação, espera-se que reduza a ocorrência de esquemas de falsificação, até aqui facilitados pela prática de o requerente mandatar ou usar intermediários para tramitar o pedido, para o que muitas vezes bastava apresentar o bilhete de identidade, as fotografias e pagar o valor correspondente. (AIM)