Moçambique: Nyusi reitera vontade do Governo de garantir uma pesca sustentável
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, diz que o Governo vai continuar a apoiar o desenvolvimento da pesca sustentável com a introdução de reformas para garantir a preservação dos recursos pesqueiros para as gerações presentes e vindouras.
Em mensagem por ocasião do 21 de Novembro, Dia Mundial da Pesca, que hoje se assinala, Nyusi destaca que estas iniciativas têm em vista permitir que cada vez mais moçambicanos se dediquem, de maneira produtiva, às actividades pesqueiras.
Esta data que se comemora sob o lema “Pesca Sustentável, Base de Aumento da Produção e Produtividade Pesqueira”, é, segundo Nyusi, uma ocasião em que todo o mundo é chamado a reflectir e valorizar a pesca como promotora de desenvolvimento sócio-económico dos povos e, em particular, para o alcance da segurança alimentar e nutricional das populações.
”Continuaremos, igualmente, firmes no nosso compromisso de incentivo à massificação da prática da aquacultura como alternativa à disponibilização de pescado às comunidades. Uma medida que concorre para sustentabilidade desta actividade”, destaca Nyusi.
Assim, o Chefe do Estado exorta a todos os operadores, desde os da pesca de pequena escala até à industrial, a associarem-se ao compromisso do Governo na adopção e implementação de medidas que garantam o aumento da produção e da produtividade pesqueira, através de uma pesca responsável promovendo as boas práticas.
“Façamos do 21 de Novembro um momento de festa e demonstração do nosso empenho para uma pesca responsável e ambientalmente sustentável, fonte de emprego e de geração de renda e de riqueza colectiva, rumo ao bem-estar económico e social dos moçambicanos”, conclui o Chefe do Estado.
(AIM)