Moçambique: Nyusi exorta parlamentares da SADC a aprimorarem abordagens sobre pobreza
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou aos parlamentares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a continuarem a aprimorar abordagens sobre a pobreza na região, no âmbito da agenda do desenvolvimento sustentável da SADC.
Falando esta segunda-feira, em Maputo, durante a abertura oficial da 44.ª Assembleia Plenária do Fórum parlamentar da SADC, o Chefe do Estado disse que o aprimoramento pode ser melhor conduzido se existirem organismos fortes para tal.
"Nesse aspecto, a vossa coordenação é necessária e fundamental", disse Nyusi, para quem a região clama por uma organização representativa, forte e capaz de se impor como bloco sólido de contexto internacional.
"Como sabemos, a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em parlamento regional mereceu especial atenção na 38.ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo que teve lugar em Windhoek (Namíbia) de 17 a 18 de Agosto deste ano", sublinhou.
De acordo com o Chefe do Estado, na cimeira foram tomadas importantes deliberações com destaque para a orientação dada ao Secretariado Executivo da SADC, no sentido de, em colaboração com o Fórum Parlamentar da SADC, avaliar a viabilidade da proposta de transformação de fórum em parlamento regional.
Por seu turno, a Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, disse que o fórum parlamentar da SADC tem sido um importante espaço de cooperação interparlamentar voltado ao diálogo sobre matérias de interesse regional, contribuindo, desta forma, para a promoção da paz e segurança, consolidação da democracia e dos direitos humanos, inclusão e responsabilidade colectiva na região.
"A nossa experiência, ao longo dos anos, como fórum parlamentar, tem sido um valioso contributo para o incremento dos históricos laços de amizade e cooperação que unem os nossos povos, factores determinantes para a paz e estabilidade regionais, que asseguram o sucesso do processo de integração regional em curso", disse.
Verónica Macamo referiu que a Assembleia da Republica de Moçambique sente-se orgulhosa por ter contribuído para a criação e fortalecimento do fórum parlamentar da SADC.
"Fruto da consolidação do fórum parlamentar da SADC, somos hoje chamados a esta Assembleia Plenária para proceder uma profunda reflexão sobre as melhores escolhas e caminhos para a transformação do fórum parlamentar da SADC em Parlamento Regional da SADC, como aconteceu com outras regiões do nosso continente e não só", acrescentou Macamo.
O Fórum Parlamentar foi criado em 1997 na 17.ª Cimeira da SADC, que decorreu no Malawi, e funciona como instituição autónoma da organização, sendo composto por 15 parlamentos da região, que passarão para 16 depois da adesão das Comores.
(AIM)