Imprensa

Moçambique: Ferroviário campeão africano em basquetebol feminino

26/11/2018 10:02
Moçambique: Ferroviário campeão africano em basquetebol feminino

O Ferroviário de Maputo conquistou na noite deste domingo o seu primeiro título africano em basquetebol sénior feminino, ao bater o Interclube de Luanda por 59-56 na final da Taça dos Clubes campeões.

A americana Carmen Virginia Tyson-Thomas liderou a equipa do Ferroviário para esta sua primeira conquista da taça continental marcando 20 pontos, num Pavilhão do Maxaquene totalmente lotado.

Nesta 24ª edição da Taça Africana, participaram dez equipas. Atrás do Ferroviário ficaram o InterClube de Luanda e o First Bank, da Nigéria, respectivamente em segundo e terceiro lugares. As Lakers do Zimbabwe ficaram em último lugar.

As “locomotivas” juntam-se a Maxaquene (1991), Académica (2001), Desportivo (2007 e 2008) e Liga Desportiva (2012) no lote dos clubes moçambicanos que já ergueram este troféu.

O Ferroviário conseguiu a façanha depois de duas finais consecutivas perdidas frente às equipas angolanas, num caso para se dizer a terceira foi de vez. Em 2016, em Maputo, as campeãs nacionais perderam diante do Inter de Luanda e no ano passado sucumbiram aos pés do 1.º de Agosto, na capital angolana.

No domingo, valeu a inspiração da americana Carmen Thomas, jogadora que carregou o Ferroviário às costas, tendo feito um triplo decisivo a 41 segundo do fim.

A festa das ''meninas'' do Ferroviario de Maputo foi acompanhado em todo o Pais, dada a sua transmissao em directo pela Televisao de Mocambique (TVM) e pela Televisao da SOICO (STV).
(AIM)