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Ministros das Comunicações da CPLP discutem Agenda Digital

11/08/2016 10:31
Ministros das Comunicações da CPLP discutem Agenda Digital

Os Ministros Responsáveis pelos Correios, Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação da CPLP reúnem-se, no próximo dia 19 de Agosto, em Maputo, para discutir a Agenda Digital da CPLP, que visa um desenvolvimento tecnológico sustentável dos países-membros. 

O encontro será precedido de uma reunião técnica preparatória dos peritos que decorrerá nos dias 17 e 18, com vista ao alinhamento e verificação dos pontos a serem discutidos pelos referidos ministros, como sejam o Regimento para Reunião dos Ministros das Comunicações, as estratégias da Agenda Digital da CPLP e a Declaração de Maputo.

Com a Agenda Digital, pretende-se desencadear uma acção coordenada para que os países-membros da CPLP usufruam plenamente dos benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e que, a médio e longo prazos, estes atinjam um patamar de desenvolvimento tecnológico sustentável. A expectativa é que, num horizonte temporal de 10 anos, a CPLP seja  referência a nível da cobertura e acesso de banda larga, na utilização das TIC, na sociedade de informação e governação electrónica, na utilização do comércio electrónico, entre outras áreas.

 Assim, destaca-se, dentre as principais linhas orientadoras, a promoção de infra-estruturas e de redes de banda larga, do conhecimento e investigação, da sociedade de informação e inclusão digital, da criação de mecanismos de financiamento de iniciativas dentro do espaço da CPLP.

 Os Estados-membros da CPLP ocupam posições estratégicas a nível mundial, representando um mercado global de 270 milhões de consumidores que se estendem por uma área de mais de 10 milhões de quilómetros quadrados. Considere-se, outrossim, as regiões onde cada membro está integrado (Portugal, na UE; Brasil na Mercossul; Angola e Moçambique, na SADC; Cabo Verde e Guiné-Bissau, na CEDEAO; São-Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial, na CEEAC e CEMAC; e Timor-Leste, na ASEAN) que, indirectamente, aumentam, de forma considerável, o número dos consumidores dos produtos e serviços das comunicações, o potencial de negócio e a dimensão dos mercados.