Imprensa

Ministro da Defesa empossa nova direcção

19/07/2017 07:28

O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Mtumuke, empossou hoje, em Maputo, novos directores da instituição que dirige. Trata-se do Coronel Teófilo Chongo, que vai ocupar o cargo de chefe do Gabinete Jurídico, Tenente Coronel Miguel Matenda, para a Direcção de Logística e o brigadeiro Aldo Fumo, que vai chefiar o recém-criado Departamento de Reconhecimento do Estado-Maior.

Falando durante o evento, Mtumuke exortou aos recém-empossados a respeitarem os seus colegas, manterem a disciplina e, acima de tudo, pautarem pelo brio profissional. 
“Apelamos para que não pautem por actos de humilhação para com os vossos colaboradores e não pautem, ainda, pelo favoritismo e clientelismo na realização de concursos de aquisição de bens”, disse o ministro.
Mtumuke apelou ainda aos novos directores para que evitem cobranças pela prestação de apoio técnico de qualquer natureza.
“A nossa maior esperança é que criem espaços para que os vossos técnicos e colaboradores se sintam parte da vossa liderança e direcção. Assim, exortamos-vos a reconhecer que a direcção ou departamento não é apenas o director, mas sim um conjunto onde a parte dominante são os técnicos e colaboradores”, vincou. 
Dirigindo-se particularmente ao director de logística, o Mtumuke disse que a sua instituição deposita toda a confiança na sua competência e capacidade administrativa para poder contribuir para uma gestão racional de recursos patrimoniais da instituição.
Ao Director do Gabinete Jurídico, por outro lado, o ministro recomendou para que, “explore a sua longa experiência na área jurídica, daí que esperamos que preste especial atenção ao seu papel como assessor dos órgãos do Ministério da Defesa Nacional.” 
Disse ainda que deverá prestar assessoria jurídica à instituição, através de acompanhamento minucioso e célere na tramitação dos processos pré-contenciosos e contenciosos.
“Ao director do Departamento de Reconhecimento do Estado-maior General das Forças Armadas de Defesa Moçambique, a sua nomeação decorre da aprovação da nova estrutura orgânica. Esperamos que aprimore o trabalho técnico-operativo.”
Os novos directores, por seu turno, prometeram cumprir com zelo as nossas missões que lhes são atribuídas.
(AIM)