Ministério da agricultura renova apoio à alimentação escolar
O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) reafirma o seu engajamento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), desenvolvido em 12 escolas das províncias de Gaza, Manica, Tete, e Nampula (sul, centro e norte), visando responder às prioridades de alimentação escolar das crianças na fase piloto.
A renovação do compromisso foi feita pela vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque, na abertura, hoje, na província de Maputo, sul de Moçambique, da reunião nacional do PRONAE.
Reafirmamos o nosso inteiro engajamento na implementação deste programa, iniciativa que abraçamos com maior vigor no sentido de lograr sucessos, disse Meque, apontando que as partes precisam de encontrar uma ligação sadia entre os produtores e as escolas na comercialização de produtos.
Apontou, a título de exemplo, que a incidência da desnutrição crónica ainda continua nos 43 por cento e o Plano Quinquenal do Governo (PQG 2015/19) estabelece a sua redução até 35 por cento. O MASA, através do Plano Operacional do Desenvolvimento do Sector Agrário (PODA 2015/19), incorpora esta área.
A fonte disse, por outro lado, que o pelouro continua a trabalhar através dos seus extensionistas em acções de assistência aos produtores e associações para que possam participar no PRONAE, bem como na assistência às escolas que, por si só, através da produção de hortas escolares conseguem assegurar o aprovisionamento das refeições para os seus alunos.
Os ministérios da Agricultura e Segurança Alimentar e da Educação e Desenvolvimento Humano são os dois órgãos do governo envolvidos, com diversos parceiros de cooperação, no impulso `as actividades do PRONAE, na sua fase piloto desde 2013.
(AIM)