Imprensa

Melhorar desempenho do Instituto de Pescas

01/04/2016 07:57
Melhorar desempenho do Instituto de Pescas

O Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura (IDEPA), que resultou da fusão do Instituto Nacional de Aquacultura e do Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca de Pequena Escala já tem montada a nova máquina dirigente, nomeadamente os respectivos directores-gerais, directores de áreas e chefes de departamento, ora empossados pelo Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane.

Depois de, primeiro, ter nomeado e conferido posse a Fernando Momade e Verónica Namashulua para os cargos de Director-Geral e Directora-Geral Adjunta do IDEPA, na quarta-feira, Agostinho Mondlane lançou para os postos de director Celso Cuaira, de Estudos, Planificação e Desenvolvimento Sócio-Económico; Elisete Cunguara, de Promoção da Produção Pesqueira e João Gomes, de Promoção da Comercialização Pesqueira. Em relação aos chefes de departamentos figuram Felicidade Nhanala, dos Recursos Humanos; Joaquim Ferrão, de Aquisições; Vânia Saveca, da Administração e Finanças e Fidel Matusse, de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Intervindo no acto, o Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas desafiou a Direcção do (IDEPA) encara como desafio primordial não somente o desenvolvimento da pesca de pequena escala, mas também a aquacultura, inclusive industrial, referindo que esta área eleita no Programa Quinquenal do Governo como prioritária, é um grande potencial para o desenvolvimento da nossa economia.

Depois de destacar que a estruturara deste novel instituto teve em conta precisamente o desenvolvimento, Mondlane disse que os quadros dirigentes devem saber buscar soluções para vencer os desafios e usar a sua inteligência para ultrapassar os obstáculos em vez de se refugiarem em malfadadas lamentações.

“O desenvolvimento não se compadece com o mero trabalho de gabinete. É necessário que se vá ao terreno, conhecer a realidade e conviver de perto com aqueles que fazem acontecer as coisas, neste caso os pescadores e todos os outros intervenientes na cadeia de valor do pescado”, vincou o ministro.

Fonte: Jornal Notícias