Melhora transferência de doentes em Maputo
A transferência de doentes de uma unidade sanitária para outra vai melhorar nos distritos de Matutuíne, Moamba e Namaaacha, na província de Maputo, com a entrega ontem de três novas ambulâncias.
Os meios fazem parte de um lote de trinta e duas unidades, incluindo material médico-cirúrgico doado pelo Governo do Reino Unido, em parceira com o Ministério da Saúde.
Iolanda Santos, directora provincial da Saúde, disse que as ambulâncias vão contribuir para a redução da mortalidade materno-infantil, ao permitir a transferência das parturientes para unidades de referência em caso de complicações e ainda melhorar a saúde dos adolescentes.
Raimundo Diomba, governador da província de Maputo, que procedeu à entrega dos meios, referiu que esta é resposta ao pedido da população ao Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a visita que efectuou a este ponto do país.
“O Governo sempre vai procurar soluções aos problemas que afectam a população em todas as áreas. Só uma população saudável é que pode contribuir para o desenvolvimento do país, participando activamente em várias actividades”, disse.
Diomba precisou que o desejável era construir unidades sanitárias em todos os locais onde há grandes aglomerados populacionais, mas enquanto tal não acontece as ambulâncias vão ajudando no transporte dos pacientes.