Imprensa

Manutenção da ponte Maputo-Katembe vai custar mais de um milhão de dólares anuais

12/11/2018 08:46

A Empresa Maputo Sul prevê gastar 1.200.000 dólares norte-americanos anuais para garantir a manutenção da ponte Maputo-Katembe, hoje inaugurada na baia de Maputo, capital de Moçambique.

“A ponte Maputo-Katembe é um empreendimento que vai precisar de muitos cuidados para que tenha durabilidade. O término das obras não é o fim dos trabalhos”, diz Basílio Nzunga, da empresa Maputo Sul, responsável pela ponte .

Citado pelo “O País”, Nzunga afirma que, neste momento, a sua empresa está a elaborar um manual que irá determinar a periodicidade das intervenções na infra-estrutura.

De acordo com este responsável pelo controlo de qualidade da obra, a Maputo Sul irá se responsabilizar pela manutenção da infra-estrutura, mas não descarta a possibilidade de contratar privados.

Sublinhou que a empresa terá que arranjar formas para garantir o pagamento das despesas da manutenção, uma vez que as receitas a serem cobradas pelo uso das portagens não irão cobrir os gastos da manutenção.

As taxas, a serem cobradas, a partir de hoje, estão subdivididas em quatro classes e variam de um mínimo de 160 a 1200 meticais (o dólar norte-americano custa cerca de 61 meticais) por acesso.

Para além de inauguração da ponte, o Chefe do Estdo moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou também hoje as estradas da sua ligação. A nova via vai contar com um total de quatro portagens ao longo dos 187 Km de extensão, sendo a Portagem da Bela Vista, a que terá, relativamente, menos custos, variando de 100 a 750 meticais.

A construção desta maior ponte suspensa em África iniciou a 6 de Junho de 2014, após ao lançamento da primeira pedra a 20 de Setembro de 2012. Foram aplicados 785 milhões de dólares norte-americanos na sua construção sobre o estuário e de 187 quilómetros de estrada entre a cidade de Maputo e a Ponta D'Ouro, e ainda outros 63 que ligam o distrito de Boane e à Bela Vista, sede distrital de Matutuíne, além de cinco pontes que atravessam rios e três viadutos.
(AIM)