Mais de sete mil toneladas de produtos alimentares para as vítimas do IDAI
Mais de sete mil toneladas de produtos alimentares, roupa e utensílios diversos poderão ser canalizados este sábado de Maputo à província de Sofala no âmbito da campanha de solidariedade levada a cabo pelo Movimento Unidos pela Beira.
São centenas de pessoas que trabalham incessantemente para descarregar, arrumar e embalar os produtos que serão transportados de navio à região centro do país, para dar alento a milhares de pessoas afectadas pelo IDAI.
O objectivo inicial era de colectar 14 mil toneladas, mas o Coordenador do Movimento Bruno Huca, reconhece que a meta pode não ser alcançada, tendo em conta que o período para a recolha de donativos é curto e há falta de contentores para armazenar todos os produtos no navio que ruma este sábado ao porto da Beira.
Huca espera, no entanto, que com a continuidade e o crescimento do número de integrantes do Movimento Unidos pela Beira, que envolve, até então, mais de 400 voluntários, a meta possa ser alcançada ao longo das próximas semanas.
Quem também integrou o movimento Unidos Pela Beira é o governo da Cidade de Maputo, que está a mobilizar funcionários a aderirem a campanha de angariação de fundos para canalizar ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, INGC.
Segundo o Secretário Permanente do Governo da Cidade de Maputo, Manuel Guimarães, dezenas de funcionários já doaram um dia de salário para às vítimas do IDAI.
O Movimento Unidos Pela Beira continua a demandar voluntários devendo os interessados pesquisar a página Unidos pela Beira no Facebook para informações adicionais. (RM)