Mais de quinhentos e quarenta mil jovens formados desde 2015 em várias especialidades
Mais de quinhentos e quarenta mil jovens beneficiaram de formação profissional, desde 2015 até Setembro do presente ano, nos diversos centros de emprego e formação profissional do país.
A informação foi divulgada esta quinta-feira, em Maputo, pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, no seminário alusivo ao Dia Nórdico-Moçambicano, tendo em foco o apoio aos centros de inovação e micro-empresas.
Segundo Vitória Diogo, daquele número, cerca de metade são mulheres.
A governante sublinhou que parte daqueles formandos foi capacitada através de unidades móveis de formação, posicionados nos distritos.
Vitória Diogo disse que embora as escolas móveis estejam a fazer diferença, há ainda desafios no agro-processamento e turismo, com destaque para criação de postos de trabalho como guias turísticos, culinária e promotores de eventos.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social disse ainda que desde 2015, cerca de vinte mil jovens beneficiaram de estágios pré-profissionais.
Em representação dos países nórdicos, a Embaixadora da Finlândia, em Moçambique, Laura Torvinen, afirmou que as empresas emergentes e micro-empresas são uma janela de emprego para os jovens.
Com o apoio dos países nórdicos, através do projecto Moz-Trabalho, foram criados mais de um milhão e trezentos postos de trabalho no país, dos quais, sessenta e oito mil para estrangeiros. (RM)