Imprensa

Mais de 30 Chefes do Estado e de Governo africanos participam na primeira Cimeira Rússia-África

23/10/2019 10:23

Mais de trinta Chefes do Estado e de Governo africanos, incluindo o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, participam, a partir desta quarta-feira, em, Sochi, na primeira Cimeira Rússia-África.

É um momento em que o líder russo, Vladimir Putin, e Chefes de Estado e de Governo africanos vão debater sobre os desafios da cooperação entre a Rússia e África que entra para uma nova fase.

É pelo menos esta a opinião do Director Centro de Pesquisa das Relações Russo-Africanas na Academia de Ciências de Moscovo, Evgeny Korendyasov, que também já foi embaixador russo no Burkina Faso e no Mali.

Sem a África, acrescenta o académico,” não é possível encontrar uma resposta para os problemas urgentes do novo século, como as mudanças climáticas, o terrorismo e a criminalidade transnacional”.

Evgeny Korendyasov entende que a importância política e económica de África e refere que diante de mudanças no equilíbrio global de forças surge uma disputa por novos parceiros no continente.

E uma das potências que entra nesta disputa é precisamente a Rússia, organizadora da Cimeira para a qual Moçambique já definiu o que pretende, como referiu o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.

A sessão de abertura da Cimeira Rússia-África deve durar cerca de duas horas, com início as 11 horas aqui em Sochi, 10 em Maputo, com discursos de vários intervenientes e logo à noite, um jantar oferecido pelo Governo russo aos participantes.

O primeiro dia da realização desta primeira cimeira das partes acontece num dia em Sochi poderá atingir uma máxima de 21 graus centígrados, a média dos últimos dias, neste território cujo inverno é menos severo que em outras partes da Rússia.

É neste primeiro dia que à margem do evento, o Chefe do Estado moçambicano vai visitar vários stands de empresas russas de diversos sectores de actividade expostos no Sochi Olimpic Park, o local que acolhe a primeira Cimeira Rússia-África. (RM)