Imprensa

Macamo defende colaboração mútua para sucesso da luta contra HIV/SIDA na SADC

07/06/2016 08:25
Macamo defende colaboração mútua para sucesso da luta contra HIV/SIDA na SADC

A Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo, manifestou o desejo de ver incrementada a colaboração e complementaridade das acções, entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África 

Austral (SADC), como forma de melhorar as condições de vida das populações locais, incluindo os que padecem do HIV/SIDA.

Verónica Macamo falava este domingo durante o debate do projecto de resolução da Comissão Permanente do Comércio, Indústria, Finanças e Investimento do Fórum Parlamentar da SADC, que decorreu até hoje em Ezulwini, na Swazilândia.
Macamo destacou o acesso aos medicamentos como sendo fundamental, sabido que a terapia deve ser acompanhada de uma alimentação adequada.
“Julgo que, nas próximas ocasiões, devemos reflectir a possibilidade dos nossos países concederem cesta básica às pessoas pobres para que não desistam de tomar anti-retrovirais”, disse Verónica Macamo.
'No meu país estamos a fazer isso e sentimos que a situação melhorou. Sentimos também que vale a pena porque se as pessoas não se alimentam minimamente bem, fica muito complicado cumprir com a medicação', frisou.
Em Moçambique, a Lei de Protecção da Pessoa, do Trabalhador e do Candidato a Emprego Vivendo com HIV/SIDA garante, entre outros direitos, a assistência médica e medicamentosa; educação, trabalho e formação profissional; assistência social e alimentação.
A 39ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, subordinado ao tema: Pelo Reforço do Papel e Protecção na Realização dos Direitos Humanos, em que Verónica Macamo participou em frente de uma delegação que integrava vários deputados, terminou ainda hoje.
(AIM)