Imprensa

MUIRA é celebração de mais uma vitória dos Moçambicano

04/08/2017 11:34
MUIRA é celebração de mais uma vitória dos Moçambicano

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a inauguração da ponte sobre o rio Muira constitui mais uma vitória para o povo moçambicano, porque vai alavancar o desenvolvimento do distrito Tambara e de Moçambique, em geral.

O estadista moçambicano fez a afirmação no comício popular que orientou quinta-feira em Nhacalabo, distrito de Tambara, no extremo norte da província, depois de inaugurar a ponte sobre o rio Muira.
Trata-se de uma infra-estrutura com 310 metros de comprimento e 11 de largura, avaliada em 130.6 milhões de meticais (pouco mais de dois milhões de dólares americanos). As obras da ponte incluíram a construção de aterros, protecção dos taludes dos acessos e a pavimentação das pistas da ponte e dos 100 metros de acesso de cada lado. 
As obras iniciaram em Março de 2014 e tiveram a duração de 24 meses. Depois seguiram – se trabalhos complementares como asfaltagem da ponte sobre o tabuleiro. No projecto também foram erguidas outras quatro sobre os rios Chidje-Mangale, com 40 metros; Tsanzabuè com 60 metros; Nhandima e Nhancheché com 50 metros cada.
Dirigindo-se à população num comício, Nyusi disse que a ponte ora inaugurada se reveste de grande importância, porque vai aliviar o sofrimento da população que na época chuvosa ficava isolada do resto do país devido ao transbordo do rio Muira.
O empreendimento garante, segundo o Chefe de Estado, não só a circulação segura e cómoda em todas épocas do ano entre os distritos de Guro e Tambara, mas também permite a ligação entre as províncias de Manica e Tete incluindo os países do “interland”, nomeadamente o Malawi e Zimbabwe.
Nyusi disse que a concretização do empreendimento materializa o compromisso do governo em focalizar a sua acção na busca de soluções para os desafios e obstáculos que entravam o desenvolvimento económico e social do país.
“Hoje viemos celebrar mais uma vitória. Uma delas é esta que estamos e testemunhar. Essa infra-estrutura vai reduzir o sofrimento da população que na época chuvosa ficava isolada do resto do país. Por isso festejamos, porque prometemos e hoje temos aqui a ponte”, disse Nyusi.
Na ocasião, o presidente afirmou ainda que o governo continuará a mobilizar mais recursos para resolver os problemas da população tal como aconteceu com o rio Muira. A asfaltagem a estrada que liga o distrito de Guro (Manica) com a de Chemba, na província de Sofala consta das prioridades do governo, mas pra o efeito é necessário criar condições para a execução. 
“Quando passamos por aqui em 2014 prometemos melhorar a estrada com a construção da ponte. Aqui está. O sonho tornou-se realidade. O que importa é que se faca melhor usso para conservação da infra-estrutura”, afirmou Nyusi.
A abertura da ponte sobre o rio Muira garante a passagem de pessoas e bens de e para o distrito de Tambara em todas épocas do ano contrariamente ao que acontecia no passado em que o movimento dependia do comportamento do caudal daquele curso de água.
Na época chuvosa, pessoas e viaturas estavam impedidas de atravessar para as duas margens da bacia hidrográfica devido a fúria das águas que arrastaram dezenas de pessoas, inclusive a destruição de viaturas. 
(AIM)