Imprensa

MISAU saúda aumento da cobertura de partos institucionais

27/04/2017 07:50
MISAU saúda aumento da cobertura de partos institucionais

O Ministério da Saúde (MISAU) congratula-se com os esforços feitos pelo sector que se traduziram no aumento da cobertura de partos institucionais para 75 por cento no ano transacto, contra 71 por cento em 2014, alcançando desta feita o preconizado no Plano Quinquenal do Governo (PQG).

Ainda no quadro dos esforços do sector, a cobertura dos métodos modernos de planeamento familiar passou de 29 por cento para 33 por cento e a taxa de cobertura de mulheres grávidas em tratamento anti-retroviral (AVRs) manteve-se acima de 90 por cento.
Os progressos foram revelados hoje pela Ministra da Saúde, Nazira Abdula, na abertura do 42/o Conselho Coordenador da Saúde, que decorre sob o lema “Fortalecendo os Cuidados de Saúde Primários para Mais e Melhores Serviços”.
Abdula disse, na ocasião, que a promoção de saúde é a essência e prioridade do sector e as acções visando lograr o objectivo têm como base de sustentação o envolvimento comunitário.
“Com vista a impulsionar este envolvimento, foram formados, em 2016, mais 1583 comités de saúde, totalizando 2.283 em todo o país, cujo papel principal é educar as comunidades sobre os hábitos de vida saudáveis.
Entre as acções do sector visando fortalecer os cuidados de saúde primários, a ministra apontou o treinamento de Agentes Polivalentes Elementares para a oferta do planeamento familiar nas comunidades, utilização e treino de parteiras tradicionais, para a prevenção da hemorragia pós-parto e o parto seguro na comunidade. Foram treinadas até aqui 3654 agentes.
No domínio da expansão, que também visa melhorar qualitativamente os serviços de saúde à população, Abdula destacou a melhoria da oferta de serviços hospitalares, com realce para a inauguração do Hospital Central de Quelimane, província central da Zambézia.
Na província meridional de Gaza, entrou em funcionamento o hospital distrital de Mapai, feito que reduziu as transferências de toda a região norte da província.
A nível da província de Nampula, a fonte apontou a entrada em funcionamento do hospital distrital de Monapo. Para além do grande impacto da unidade sanitária para o distrito, toda a província e a região norte das três províncias ficam beneficiadas.
O conselho coordenador conta com a participação de quadros do sector, representantes dos parceiros de cooperação, de associações da sociedade civil, entre outros.
(AIM)