Imprensa

MISAU reforça medidas de prevenção face a propagação do Coronavirus

04/02/2020 07:52
MISAU reforça medidas de prevenção face a propagação do Coronavirus

O Ministério da Saúde está a fortificar as medidas de prevenção, em todos os pontos de entrada do país, para evitar a propagação do novo surto de coronavírus. 

Entre as medidas estão a capacitação de técnicos, disponibilização de rastreios nos aeroportos, entre outras levadas a cabo em coordenação com instituições de interesse.

Numa conferência de imprensa, esta sexta-feira, em Maputo, a directora nacional de saúde pública, Rosa Marlene afirmou que o país está em condições de realizar diagnósticos laboratoriais do novo surto de coronavírus.  

"Nós temos condições de ver, principalmente as pessoas que vêm de locais onde há doenças. Nós rastreamos para ver se têm febre, se têm algum sintoma sugestivo. Temos capacidade dentro do país para fazer diagnóstico laboratorial. Queremos é pedir um pouco mais da apoio para que tenhamos reagentes que nos permitam fazer as análises aqui. Neste momento, enquanto os reagentes não chegarem, mas vão chegar, temos convénios com laboratórios regionais, particularmente com a África do sul e que em tempo útil podem nos confirmar os casos suspeitos", frisou.

Rosa Marlene referiu que o Ministério está a trabalhar na criação de centros específicos de controlo de pacientes com sintomas de coronavírus de modo a evitar sua rápida propagação.

Na China, onde surgiu o vírus, vivem mais de trezentos moçambicanos, de acordo com dados avançados na mesma conferência de imprensa, pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Geraldo Saranga.

Saranga referiu que trinta estudantes que moram na província de Huwan, epicentro do novo surto de coronavírus estão sitiados em local seguro e com as condições de sobrevivência.

A Organização Mundial de Saúde declarou o novo surto de coronavírus, uma emergência de saúde pública internacional, que deve ser acompanha por uma forte solidariedade global de modo a aumentar a capacidade de resposta dos países que possam necessitar de ajuda.  

A emergência de saúde pública internacional deve ser vista também no espírito de apoio e apresso a República popular da China, de acordo com as autoridades de saúde. 

A OMS acredita que a propagação do novo surto de coronavírus pode ser interrompida, devendo para isso que todos os países implementem medidas fortes de combate. (RM)