MISAU promove campanha de reabilitação auditiva a crianças
O Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Rizwan Adatia realiza a campanha de reabilitação com próteses auditivas de crianças com hipoacusia, baixa audição, no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo.
O arranque das actividades, esta segunda-feira, contou com a presença da Ministra da Saúde, Nazira Abdula, no Serviço de Otorrinolaringologia do HCM.
Com o objectivo de melhorar as condições das crianças moçambicanas com deficiência auditiva reabilitável, a parceria entre o MISAU e a Fundação Rizwan Adatia, consiste não só na doação de próteses auditivas como também em material necessário para a sua produção.
A equipa de trabalho é composta por 27 Profissionais de Saúde voluntários na área de Otorrinolaringologia, entre Médicos, Técnicos e Audiologistas, provenientes dos Estados Unidos da América, e que durante a sua estadia irão contribuir com material e formação para a produção em Moçambique de Próteses Auditivas.
Serão assistidas, nesta campanha, quinhentas crianças com deficiência auditiva, num custo estimado de mil e duzentos dólares por paciente.
As crianças que serão beneficiadas provêm das províncias de Maputo-Cidade e Província, Gaza e Inhambane, tendo sido previamente avaliadas e seleccionadas.
Estas crianças terão o respectivo seguimento após a recepção das próteses por parte médica e técnica local.
Com a campanha, o Serviço de Otorrinolaringologia irá beneficiar de formação e doação de material necessário para a instalação de um Laboratório de produção de moldes para as Próteses Auditivas. (RM-Misau)