MISAU lança inquérito nacional sobre indicadores de Malária
O Ministério da Saúde vai proceder, hoje, ao lançamento do Inquérito sobre Indicadores de Malária (IIM 2018). O mesmo será implementado de Março a Junho deste ano, através do Instituto Nacional de Saúde e do Programa Nacional de Controlo de Malária, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística e outros parceiros nacionais e internacionais.
Segundo um comunicado que tivemos acesso, o IIM é o seguimento do Inquérito Nacional de Malária (2007) e do Inquérito Nacional sobre Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA (IMASIDA 2015), que tem como principais objectivos, determinar a proporção de crianças de 6 – 59 meses de idade com infecção de malária e a proporção de crianças com baixo nível de hemoglobina (< 8 g/dl); estimar o grau de cobertura, posse e uso de redes mosquiteiras tratadas com insecticidas de longa duração, em diversas comunidades do país; estimar o uso e acesso ao tratamento presumptivo intermitente em mulheres grávidas nas comunidades; determinar o nível de cobertura e o grau de aceitação das pulverizações intra-domiciliárias e avaliar os níveis de conhecimento, atitudes práticas em relação à prevenção e tratamento da malária.
O inquérito deverá produzir resultados para informar a planificação e definição de intervenções para a prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoria e avaliação de acções nas áreas da Malária e estabelecer uma linha de base que permitirá medir o progresso e as metas definidas no actual Plano Estratégico Nacional de Controlo da Malária (2017-2022).
O lançamento oficial do IIM será dirigido por Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, na localidade de Nhangonhane, Sede no Distrito de Marracuene, Província de Maputo.