MISAU exorta para tomada de medidas contra doenças respiratórias
O Ministério da Saúde-MISAU, exorta a população a reforçar as medidas de prevenção contra doenças respiratórias, cuja maioria abunda no inverno.
Trata-se de resfriado, sinusite, pneumonia, amigdalites, laringite, otite, incluindo outros problemas de saúde, tais como as queimadas e a asfixia, devido a inalação do fumo.
A exortação foi feita esta quarta-feira, em Maputo, pela porta-voz do MISAU, Lídia Chongo, em conferência de imprensa, devido ao aumento de casos de doenças respiratórias.
Lídia Chongo sublinhou que todos os indivíduos podem ser afectados por doenças respiratórias, todavia deve-se dedicar particular atenção para as crianças e idosos, que são os mais afectados por estas patologias, devido ao seu sistema imunológico fraco.
Lídia Chongo disse, igualmente que, neste período de inverno, o sector da saúde recomenda a população a manter-se em ambiente arejado, ventilado e iluminado de modo a reduzir o acúmulo de microorganismos que provocam infecções respiratórias
Segundo a fonte, os vírus e bactérias são transmitidos de uma pessoa para a outra, não só através de gotículas de secreção no ar, mas também pelo contacto das mãos, sendo por isso fundamental a lavagem das mãos após proteger a boca ou o nariz, caso tenha tosse ou espirros.