Imprensa

MISAU alerta sobre prevenção da cárie

22/03/2016 08:10
MISAU alerta sobre prevenção da cárie

A Prevenção, detecção e tratamento precoce das doenças orais podem evitar a perda de dentes, segundo um alerta lançado pelo Ministério da Saúde por ocasião do Dia Mundial da Saúde Oral, assinalado no último domingo.

Em 2015 o Ministério da Saúde, em parceria com o Governo Brasileiro, realizou na província de Maputo uma pesquisa em saúde oral em 920 indivíduos com vista a obter o perfil epidemiológico de para a futura planificação de um modelo integrado de intervenção naquela área.

O estudo permitiu identificar que a percentagem de cárie aos 5 e 35/44 anos de idade é maior que aos 12 e 15/19 anos.

Segundo fonte do MISAU, a média do índice de cárie, perdido e obturado (CPO-D) em crianças de 5 anos é de 1 dente cariado por criança.

Em crianças de 12 anos a média do CPO-D é muito baixa 0,45. Em adolescentes de 15 a 19 anos é de 0,56. Já nos adultos a média é de 3,16 dentes por adulto, com maior proporção do componente perdido (54,4%), seguido pelo componente cariado (43,4%).

Para a doença periodontal (destruição do tecido à volta do dente) a condição mais observada é o cálculo ou tártaro (vulgo pedra), seguida do sangramento gengival.

Esta condição aumenta com a idade. Com relação à perda de inserção periodontal, em adultos mais de 91% apresentam nível de inserção normal, sendo que 4,4% têm perda de inserção de 4 a 5 milímetros.

Para a necessidade de prótese dentária (vulgo placa), para adolescentes apenas 3,8% necessitam de prótese parcial para um dos maxilares, para adultos maior necessidade é de prótese parcial removível (20 por cento).

No que concerne ao uso dos Serviços de Estomatologia, a maioria de crianças com 12 anos e adolescentes não consultou o dentista nos últimos 12 meses, porém dentre adultos a maioria (54,1 por cento) fê-lo.

A principal razão para a procura dos Serviços de Estomatologia é a extração dentária (entre 60-70 por cento).

O acesso aos tratamentos restauradores é escasso; o que acarreta uma população adulta com dor e dentes perdidos. Com relação aos impactos provocados pela saúde oral na vida diária percebe-se que a dificuldade em comer aumenta com a idade. Mais de 20 por cento dos adultos pesquisados precisa de algum tipo de prótese dentária.

O Dia Mundial da Saúde Oral é comemorado todos os anos no dia 20 de Março. É um dia para promover a consciencialização sobre a importância da higiene oral.

Cerca de 90% da população mundial sofre de doenças orais durante a sua vida e muitas delas por causas preveníveis.

Fonte: Jornal Notícias