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MEDH avalia qualidade de ensino para travar reprovações massivas

26/04/2016 14:23
MEDH avalia qualidade de ensino para travar reprovações massivas

O Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, disse que o pelouro vai incluir outros aspectos no processo de avaliação das escolas, visando estimular a melhoria progressiva e qualitativa do ensino.

Os critérios de avaliação passarão a incluir aspectos tais como a assiduidade dos professores e directores, o apetrechamento das escolas em termos de biblioteca, lavabos, parque de jogos, entre vários outros elementos que passarão a fazer parte compreensiva do processo. No exercício avaliação, feito em 2015, o titular da pasta da educação afirmou que as escolas comunitárias estiveram em posições cimeiras (top 10) dos 765 estabelecimentos de ensino que foram avaliadas, na sequência das reprovações massivas verificadas nas provas de exame. “Cada um vai saber qual é a sua posição em relação ao grosso das escolas existentes no país e isso vai estimular para tentem chegar a um lugar melhor, porque ninguém quer ser o último”, disse o ministro. O governante disse, por outro lado, que não é possível todos os estabelecimentos de ensino estarem em igualdade quando se trata de qualidade de ensino, mas o novo modelo de avaliação vai incentivar as escolas a procurar fazer mais e melhor e, por conseguinte, boas perspectivas de rendimento escolar para os alunos.