Imprensa

MCTESTP com foco na Formação de qualidade e relevante

06/08/2018 11:39
MCTESTP com foco na Formação de qualidade e relevante

O Governo de Moçambique pretende que as Instituições de Ensino Superior centrem as suas acções de Ensino, Investigação e Extensão, promovendo o estabelecimento de uma “Formação de Qualidade e Relevante para a Sociedade”.

Neste contexto, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, MCTESTP, tem coordenado a implementação de inúmeras iniciativas com vista à melhoria da qualidade do ensino superior no país, como sejam a revisão e actualização da legislação referente ao ensino superior; promoção da capacitação de gestores escolares e formação psicopedagógica de docentes.

Discursando a margem da Cerimónia de graduação do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, ISCIM, Celso Laíce, disse que o  financiamento competitivo para a melhoria do apetrechamento das IES em laboratórios e bibliotecas; atribuição de bolsas de estudos para estudantes e docentes; realização de acções de vistorias e inspecção às unidades que oferecem serviços na área do ensino superior; e melhoria do fornecimento de serviços de acesso à internet, entre outras; são também acções que concorrem para o alcance da melhoria da qualidade.

Segundo Celso Laíce, outras iniciativas que as IES devem empreender para a promoção da qualidade do ensino superior, destacam-se a avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos, programas e instituições, e solicitação de realização de vistorias e inspecções para efeitos de atribuição de alvarás para o seu funcionamento segundo o quadro legal em vigor.

Na ocasião, Laíce recordou que o processo da avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos, programas e instituições, constitui um mecanismo que visa assegurar que todo o cidadão que aceda às unidades que oferecem serviços na área de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas, possua a informação sobre a qualidade dos cursos ministrados e da reputação da instituição, como pressuposto para garantia de uma formação e educação de qualidade e, relevante para superar os desafios de desenvolvimento nacional.

Aliás, as actividades de Ensino, Investigação e Extensão desenvolvidas pelas IES, tanto públicas, como privadas, visam, entre outras, responder à prioridade nacional de “Desenvolver o Capital Humano e Social”, o maior activo para a promoção do crescimento e prosperidade do país.

Nesta ordem, é de frisar que no âmbito do Programa Quinquenal 2015-2019, o Governo pretende estabelecer um Sistema Educativo inclusivo, eficaz e eficiente que garanta a aquisição das competências requeridas ao nível de conhecimentos, habilidades, gestão e atitudes que respondam às necessidades de desenvolvimento humano e, que estejam alinhadas com as prioridades de desenvolvimento nacional e necessidades do sector produtivo.

 “É assim que constatamos que as actividades que vem sendo desenvolvidas pelo Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) têm contribuído, sobremaneira, para o cumprimento do Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020 (PEES 2012-2020) e para a implementação dos Programas Quinquenais do Governo”, disse Laíce.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional exorta os graduados do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, ISCIM a exercerem suas profissões com sabedoria e dignidade, segundo os preceitos de ética, respeito e Justiça social, ao serviço do povo moçambicano.

A exortação foi lançada pelo Secretário Permanente do MCTESTP, Celso Laíce, este sábado, em Maputo, durante a segunda cerimónia de graduação do ISCIM, evento que outorgou com o grau de Licenciatura um total de 219 estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade e Auditoria, Direito, Multimédia, Marketing, Gestão Empresarial, Comunicação e Relações Empresariais e, Informática de Sistemas.

Na ocasião, Celso Laíce, disse aos graduados que o acto de graduação para além de constituir uma formalidade académica, representa um marco que assinala a transição de uma vida eminentemente estudantil para outra, na qual irão evidenciar as competências adquiridas ao longo da formação ao serviço do desenvolvimento do país.

O Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM), completa no presente ano nove anos de sua existência.