Imprensa

MASA valida políticas agrárias de Moçambique

01/12/2017 13:59
MASA valida políticas agrárias de Moçambique

A vice- ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque ,disse que na campanha agraria de 2016/2017 o sector agrário registou um crescimento global na ordem de 8,5 por cento.

Meque falava hoje, em Maputo, na abertura do seminário de Divulgação e Validação dos Resultados da Pesquisa sobre Fortalecimento de Politicas Agrarias em África sob lema Por uma Agricultura Orientada Para o Agro-negócio, Segurança Alimentar e Nutrição.

O seminário visa lançar os resultados do programa de fortalecimento de políticas agrarias (SAPPA) com o objectivo de alcançar consensos na validação de instrumento analítico importante, que servirá de base para a monitoria e apoio a implementação de políticas agrarias em Moçambique.
Na ocasião, a ministra assegurou que o governo aprovou o plano estratégico para o desenvolvimento do sector agrário (PEDSA) 2011-2020, um instrumento que sistematiza um amplo leque de orientações estratégicas par a agricultura, com particular enfoque na estratégia de irrigação, estratégia de segurança alimentar e nutricional, plano de acção multissectorial da redução de desnutrição cronica e outros instrumentos de política que se encontravam dispersos.
O PEDSA tem mérito de aglutinar num único instrumento as políticas agrárias, o que permite a sua implementação e monitoria em condição favoráveis, disse Meque.
A fonte disse que o governo aprovou o plano nacional de investimento do sector agraria (PNISA) 2013-2017, um instrumento que visa identificar e priorizar as principais intervenções de investimentos para garantir o aumento da produção agrária e pelo nemos sete por cento ao ano.
O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) continua comprometido com a transformação do agricultor de subsistência para um agricultor orientado para o mercado. Para o efeito, a investigação, extensão, a mecanização agraria e irrigação jogarão um papel muito importante.
(AIM)