MANICA: Exportações rendem 46 milhões de dólares americanos
A província central de Manica arrecadou 46 milhões de dólares americanos nos últimos nove meses, resultantes da exportação de mercadoria diversa produzida em Moçambique para os mercados africanos, europeus e asiático.
Produtos agrícolas, madeira e seus derivados são os que mais se destacaram nas exportações, segundo o director provincial de Indústria e Comércio, em Manica, Ronaldo Naico.
Naico, que falava há dias à imprensa, disse países como Reino Unido, Holanda, China, África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia e Mauritânia, são os que absorveram a maior da produção de Manica.
A cifra representa 57 por cento de realização de um plano anual de 89 milhões de dólares americanos, a colectar para os cofres do Estado.
Ronaldo Naico afirmou que apesar da crise económica, o ambiente político que se vive no país, caracterizado pela livre circulação de pessoas e bens, o envolvimento da população na prática de várias actividades de desenvolvimento, contribuiu significativamente para a execução e aumento das exportações em Manica.
“Apesar da crise económica, o ambiente de negócios e a participação da população em actividades de produção permitiu o crescimento dos níveis de execução quando comparado com igual período do ano passado”, explicou Naico.
“Tivemos 57,26 por cento este ano e crescemos em 83,62 por cento quando comparado com igual período de 2017. O produto mais destacado são agrícolas com 40 por cento, seguido de madeira e seus derivados com 32 por cento e depois pedras preciosas e semi-preciosas, com 28 por cento”, disse.
Referiu que a maior parte dos produtos foram absorvidos pela África do Sul e China, Zimbabwe, Zâmbia, Reino Unido, Holanda, entre outros.
A província de Manica possui 12 distritos com grande potencial agrícola e floresta, onde se destaca a produção de cereais, leguminosas e hortícolas.
(AIM)