M’tumuke visita unidades militares no teatro operacional norte
O Ministro moçambicano da Defesa, Atanásio M’tumuke, visitou, esta sexta-feira, as unidades militares do teatro operacional norte, na província de Cabo-Delgado.
A visita do general na reserva tinha como objectivos avaliar a prontidão combativa das tropas, traçar acções adicionais e inteirar-se das acções desenvolvidas pelas Forças de Defesa e Segurança, envolvidas no combate aos malfeitores que têm vindo a protagonizar ataques às populações de alguns distritos daquela província.
O norte da província de Cabo Delgado tem, desde 5 de Outubro de 2017, sofrido ataques armados protagonizados por um grupo de insurgentes, cujas motivações são até agora desconhecidas.
Os ataques têm ocorrido nos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Nangade e Macomia.
Mais de 300 pessoas já foram assassinadas e centenas de casas destruídas desde o início dos ataques armados.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa Nacional, enviado à AIM, o Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Lázaro Menete, avaliou positivamente a visita do ministro.
Atanásio M’tumuke fez a visita no mesmo dia em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o executivo que dirige não vai deixar que o povo morra sem nenhuma protecção e que, se necessário, vai se defender as populações até ao último soldado.
"Nós não estamos distraídos e não nos podem distrair pelos actos macabros que se registam em algumas zonas do centro e norte do país", disse Nyusi.
Numa declaração feita a partir da vila autárquica da Manhiça, por ocasião do dia 04 de Outubro, dia em que foi assinado o Acordo Geral da Paz (AGP) em Roma, capital italiana, pondo fim a 16 anos de guerra de desestabilização, Nyusi disse que "continuaremos a exortar as forças de defesa e segurança para defenderem as populações até ao último soldado".
(AIM)