Imprensa

Kuhanha assina acordo com Arise Fund

28/02/2018 10:05
Kuhanha assina acordo com Arise Fund

A Kuhanha, uma sociedade gestaora do Fundo de Pensões do Banco de Moçambique, assinou um memorando de entendimento com a Arise Fund, um provedor dos serviços financeiros sustentáveis na África subsahariana, que visa entrar no capital social do Moza Banco, com uma posição minoritária na estrutura accionista.

Uma nota de imprensa da Kuhanha enviada a AIM, diz que, nos termos do acordo, é intenção ainda que o Moza Banco adquira o Banco Terra SA, instituição participada pela Arise Fund.

“Com a consolidação destas instituições, num quadro de crescimento sustentável, o Moza Banco irá assumir-se como um dos três principais bancos do sistema financeiro nacional”, lê-se no comunicado.

A fonte cita a administradora delegada da Kuhanha, Felicidade Banze, a afirmar que a instituição está empolgada com o acordo que visa um importante investimento.

Banze manifesta ansiedade em construir um banco cada vez mais rentável e sustentável e que contribua para um futuro melhor em Moçambique.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Arise Fund, Deepak Malik, as sinergias oferecidas por esta relação entre ambas instituições deverão colocar o Moza Banco em melhores condições para servir os moçambicanos, bem como promover a inclusão financeira.

Citado na fonte, Malik afirma que “esta parceria está em harmonia com a visão da Arise em contribuir para o desenvolvimento do sector bancário no continente africano e, desta forma, para o crescimento económico e criação de emprego”.

Em finais de maio de 2017, a Kuhanha injectou cerca de 8.170 milhões de meticais (um dólar equivale a 62 meticais, ao câmbio actual) para comprar o Moza Banco.

Em Setembro de 2016, o Banco Central resgatou o Moza Banco que enfrentava problemas de liquidez.