Imprensa

Klemens explora oportunidades no sector de gás e petróleo no Reino Unido

31/01/2017 07:58
Klemens explora oportunidades no sector de gás e petróleo no Reino Unido

A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, inicia terça-feira da semana corrente uma visita oficial de quatro dias ao Reino Unido, onde vai explorar as oportunidades existentes no sector do gás natural e petróleo.

Um comunicado de imprensa do Alto Comissariado Britânico em Maputo enviado à Redacção da AIM explica que a visita surge a convite do governo britânico e “centra-se essencialmente na participação da ministra na Conferência e Exposição SubSea Expo 2017, a ter lugar de 1 a 3 de Fevereiro em Aberdeen, Escócia – um dos centros mais conceituados no sector de Petróleo e Gás em todo o mundo”. 
O programa conta também com diversos encontros com representantes do governo britânico e o sector privado em Londres.
Segundo o Alto Comissariado, esta deslocação é incentivada pela vasta experiência britânica no sector e pelas oportunidades de cooperação e intercâmbio de boas práticas.
“Colaborando e trabalhando com os peritos e as empresas britânicos, Moçambique pode maximizar o seu potencial no sector e garantir que a exploração dos recursos minerais e energéticos tenha um impacto positivo no desenvolvimento económico e social do país”, explica o documento.
Durante a sua intervenção na conferência, a ministra deverá pronunciar-se sobre o potencial do sector energético em Moçambique, numa perspectiva de ambiente de negócios, das oportunidades e desafios.
À margem desta e na companhia de representantes do Instituto Nacional de Petróleo e da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, a ministra irá visitar a exposição internacional, que contará com mais de 150 organizações participantes de diversas áreas de especialidade do sector.
Em Aberdeen, a ministra irá visitar a Universidade Robert Gordon, que conta com um simulador topo de gama de operações petrolíferas. Empresas petrolíferas usam este tipo de equipamento para criar uma noção mais concreta das infra-estruturas necessárias para a exploração e produção do gás.
Ainda no âmbito da educação, a ministra Klemens e o Alto-comissário de Moçambique no Reino Unido, Filipe Chidumo, irão interagir com os estudantes moçambicanos que estudam diferentes especialidades no sector do petróleo e gás. Alguns são beneficiários de bolsas de estudo Chevening oferecidas pelo Governo britânico.
A ministra será, ainda, recebida em audiência pelo Secretário do Estado do Reino Unido para a Escócia, David Mundell, e pelo edil local, Lord Provost, para fortalecimento da parceria e cooperação entre os municípios de Aberdeen e Pemba.
Em Londres, a ministra será recebida pelo Ministro para Africa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tobias Ellwood, pelo Ministro de Comércio Internacional, Greg Hands, e pelo Enviado Comercial da Primeira-ministra, Richard Benyon.
O programa deverá encerrar com encontros com empresas internacionais do sector energético e um discurso, organizado pela Chatham House - Royal Institute for International Affairs. A ministra apresentará neste evento o contexto moçambicano e terá a oportunidade de interagir com empresas e peritos britânicos. 
(AIM)
Sg/
(AIM)