Imprensa

Jovens são agentes de mudança e desenvolvimento –

02/11/2016 10:40
Jovens são agentes de mudança e desenvolvimento –

O Presidente Filipe Nyusi diz que Moçambique reconhece que a juventude é agente de mudança e de desenvolvimento do país e do continente africano, no geral.

Numa mensagem alusiva a passagem, hoje, do Dia da Juventude Africana, cuja cópia a AIM teve acesso, o Chefe de Estado moçambicano indica que este segmento populacional desempenha um papel relevante na busca de soluções face aos desafios socio – económicos do país e do continente.

“Hoje, comemoramos a efeméride numa conjuntura em que os governos africanos e o de Moçambique, em especial, reconhecem os jovens como agentes de mudança e de desenvolvimento do continente, atendendo o papel relevante deste segmento populacional na busca de soluções para a melhoria do contexto sócio - económico em que os nossos países vivem”, diz a mensagem presidencial.
Como Governo, segundo Nyusi, “desejámos que as actividades comemorativas, em curso, aprofundem a reflexão e intensifiquem a afirmação da nossa moçambicanidade, através do trabalho árduo, promoção da unidade, patriotismo e de atitudes conducentes a uma paz efectiva, concórdia e solidariedade entre os moçambicanos, como exemplo a replicar em África”.
A data comemora-se sob o lema “promover a integração da juventude como catalisador para maximizar o dividendo demográfico, exaltando a moçambicanidade”.
Desde que foi instituída, em Maio de 2006, esta data vem se vincando como um momento de reflexão sobre acções que tem sido empreendidas, como um povo, em prol da promoção da juventude, e sobre o contributo dos jovens na área social, económico e cultural dos moçambicanos.
(AIM)