Jornalistas devem promover paz e harmonia social
O Presidente da República, desafiou hoje os jornalistas moçambicanos a trabalharem mais na promoção da paz em todo o território nacional, tendo em vista uma maior maior harmonia social.
Nyusi lançou o repto numa mensagem dirigida à classe, cuja cópia foi enviada à Redacção da AIM, por ocasião do Dia do Jornalista Moçambicano e do Sindicato Nacional de Jornalistas, que hoje se assinala.
O estadista moçambicano afirma que numa época em que se regista uma expansão das plataformas de informação, a classe jornalística é desafiada a manter-se como aquela que informa e forma o cidadão, consolidando o seu lugar natural de intermediário entre os acontecimentos e a nação.
Por isso, disse Nyusi, reforçamos o nosso apoio a difusão de informação de carácter utilitário, cujo fim último é promover, na sociedade, boas práticas na tomada de decisão a todos os níveis, melhorar a convivência social, e promover tanto a Paz quanto o desenvolvimento, de modo a que se construa uma cidadania consciente, patriota e participativa.
O mais alto magistrado da nação defende que esta é uma data importante, não só para a classe jornalística nacional, mas para todos nós, como um povo que vai usufruindo das conquistas decorrentes da nossa independência.
A mensagem refere ainda que o Governo continua comprometido em garantir que os jornalistas exerçam a sua actividade com dignidade, respeito e, acima de tudo, com as liberdades protegidas pela Lei.
Nyusi conclui a mensagem afirmando Em nome do meu Governo e no meu próprio, felicito a todos os jornalistas moçambicanos, e encorajo-os a abraçar a verdade como seu principal instrumento de trabalho.
(AIM)