"Jogos Desportivos Escolares-Gaza 2017 reforçaram a unidade nacional"
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, considera que os Jogos Desportivos Escolares-Gaza 2017 reforçaram a Unidade Nacional. Do Rosário falava, este domingo, em Xai-Xai, no encerramento da décima terceira edição dos jogos escolares.
“Neste festival desportivo, saímos todos a ganhar; fortalecemos a unidade nacional e com a prática do desporto, ganhamos um corpo são e mente sã. Neste sentido, é com muita satisfação que dizemos que neste festival não houve ganhadores nem perdedores. Como já foi dito, todos saímos a ganhar”, disse o Primeiro-ministro.
Carlos Agostinho do Rosário exortou os alunos a continuarem a praticar o desporto nas escolas e noutros locais sem, no entanto, pôr de lado os estudos.
Aos clubes e às federações desportivas, o governante pediu a continuidade do trabalho de valorização dos talentos saídos destes eventos, criando oportunidades de treinamento e de inserção no desporto de alta competição.
Do Rosário sublinhou, por outro lado, o facto de durante os dez dias de convívio, os estudantes, não só terem demonstrado habilidades desportivas, mas também a oportunidade de trocar experiências das várias vivências sócio-culturais do nosso país e visitar locais históricos e turísticos da província de Gaza.
Nos XIII Jogos Desportivos Escolares-Gaza 2017 participaram 1.386 estudantes, assistidos por perto de 500 pessoas, entre pessoal de apoio, técnicos, dirigentes, entre outros.
Recorde-se que a província de Manica revalidou o título de campeã dos Jogos Escolares, e as províncias de Maputo e Cidade do mesmo nome, ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. (RM/Gaza)