Imprensa

Jardim Tunduru vai ter Internet grátis

06/11/2017 09:28
Jardim Tunduru vai ter Internet grátis

O Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, inaugura esta segunda-feira, no Jardim Municipal Tunduru, na capital do país, o sinal livre de Internet instalado pela Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM) em colaboração com o Município de Maputo.

O funcionamento do sinal livre de Internet para acesso público vai constituir um dos atractivos do público para aquele local de grande importância da capital do país, principalmente da camada estudantil, sendo essencialmente uma contribuição para a massificação da Internet.
O Jardim Tunduru foi desenhado em 1885 pelo famoso Arquitecto Paisagista britânico Thomas Honney, o qual chegou também a desenhar alguns jardins para o Sultão da Turquia e para o Rei da Grécia. Para os amantes da Botânica, muitas das árvores encontram-se classificadas com informação sobre as espécies e sua origem. É possível visitar no seu interior uma estufa. Pode-se encontrar também os campos de ténis pertencentes à Federação de Ténis de Moçambique.
Um comunicado do INCM enviado hoje a AIM afirma que a instalação de Internet no Jardim Tunduru faz parte de um vasto programa das celebrações, este ano, do 25.º Aniversário desta instituição sob o lema Por uma comunicação segura, pretendendo-se dar ênfase aos aspectos relacionados com a segurança cibernética.
A comemoração aos 25 anos do INCM relembram a trajetória da instituição que, em sua história, regulou, estabelecendo e fiscalizando o cumprimento das regras no mercado das comunicações, bem como incentivando a sua liberalização e desenvolvimento.
O INCM foi criado a 10 de Setembro de 1992 com a finalidade de regular e fiscalizar os Sectores Postal e das Telecomunicações, bem como a gestão do espectro das frequências radioeléctricas.
Na cerimónia de segunda-feira estarão presentes altos responsáveis do Município de Maputo, individualidades do sector das comunicações, representantes da indústria e do comércio do sector, estudantes das comunicações, entre outros convidados.