Imprensa

Isaura Nyusi saúda a mulher moçambicana por ocasião do dia da mulher Africana

01/08/2016 12:25
Isaura Nyusi saúda a mulher moçambicana por ocasião do dia da mulher Africana

A Primeira Dama da República, Isaura Nyusi, lançou uma mensagem de exortação para toda a mulher moçambicana no sentido de continuar a assumir o seu papel de liderança na sociedade, incluindo na governação ou no seio familiar.

A mensagem surge na sequência do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, instituído em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas, havida na Tanzânia, destinada a reflectir sobre a condição da mulher em África.
A data foi criada no sentido de garantir que as mulheres africanas compartilhassem suas experiências e juntar esforços para emancipação feminina, tendo em vista a integração e o futuro do continente africano.
“Na nossa qualidade de mulheres, mães, esposas, educadoras, camponesas e líderes precisamos de continuar unidas em irmandade para transformarmos nossos desafios em conquistas permanentes”, disse Isaura Nyusi, em comunicado de imprensa recebido hoje pela AIM. 
A “mãe da nação moçambicana”, como é carinhosamente tratada, reconhece no entanto que as dificuldades enfrentadas, sobretudo no campo económico, ainda são enomes todavia não deixa de se congratular com os grandes avanços que o continente está a registar.
Moçambique, segundo Nyusi, é exemplo desses avanços, onde as mulheres estão integradas em todos os ramos profissionais, mesmo naqueles que, ainda há bem pouco tempo apenas eram atribuídos aos homens, como as engenharias, aviação civil e outras.
Desta feita, a comemoração da data constitui um momento especial para enaltecer o papel das lideranças femininas de todo o continente Africano e em particular, as mulheres moçambicanas, que são um exemplo de luta pela paz, democracia, estabilidade económica e social.
(AIM)